Na manhã da última segunda-feira, dia 11 de setembro de 2023, o Conselho Estadual da Juventude de Minas Gerais – CEJUVE/MG realizou o FÓRUM DAS JUVENTUDES MINEIRAS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO no Centro de Referência das Juventudes – CRJ com objetivo de promover um espaço aberto de discussão e compreensão sobre a Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/17), reunindo o poder público, especialistas da área de educação, lideranças jovens, estudantes e profissionais impactados pelas mudanças.
O Fórum foi realizado entre quatro eixos, sendo eles: O olhar das juventudes; A visão dos professores; A visão dos pesquisadores e especialistas na área; A visão do poder executivo e do legislativo. Com objetivos de reunir no centro deste debate jovens e a comunidade escolar e acadêmica, para discussão plural da temática central, com apresentação do histórico de construção da reforma, compreensão dos impactos da nova legislação e reflexão sobre as dificuldades vivenciadas pela rede de educação na promoção das mudanças no Ensino Médio e nas disparidades da rede pública e privada na implementação das mudanças.
O Fórum contou com três paneis de debates, sendo o primeiro dando ênfase nas elaboração, implementações e realidades no âmbito prático escolar, contado com o poder público executivo na pessoa de Rosely Lima da diretoria de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais; O Especialista na área BNCC Professor Dr Teodoro Zanardi da PUC/Minas; Professor da rede pública de Educação José Patricio Lustosa e o Professor da rede particular de educação Fernando Miranda.
No segundo painel debatemos o Novo ensino médio com ênfase nos impactos na sociedade e nas políticas públicas contando com a figura do poder legislativo estadual na pessoa da Deputada Lohanna França e do professor de sociologia e ativista pela liberdade na educação Gabriel Mendes.
E no terceiro painel discutimos a visão do jovem em relação ao novo ensino médio sendo realizado uma dinâmica entre grupos para discutir sobre as realidades e vivências.
“O debate sobre o Novo Ensino Médio é algo essencial para nosso futuro, incluir o jovem no centro dessa discussão junto ao poder público e especialistas, foi uma missão que o Conselho da Juventude do Governo de MG concretizou com muita satisfação”, declarou César Péret, vice-Presidente do Conselho de Juventude e coordenador do Fórum.
Suzana Lissa Conselheira estadual e uma das idealizadoras do evento ponderou em sua fala que “o espaço de discussão com os diversos autores que estão interligados ao novo ensino médio é de extrema importância para que possamos ser ouvidos e assim levamos demandas para os poderes públicos responsáveis. Contamos também com conselheiros das entidades muito relevantes para organização das instituições de ensino, sendo elas a Rede Cidadã e Junior Achievement Minas Gerais que colabora assim, com o diálogo com escolas e com a organização das instituições para o evento.”
O Fórum tem com a finalidade de elaborar um documento reunindo os principais pontos da discussão. Este documento será enviado à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e ao Ministério da Educação, contribuindo com as discussões e consultas públicas que têm pautado o debate público e mobilizado o Brasil pela educação!
Conselho Estadual de Juventude de Minas Gerais